
Terapia Assistida por Equinos
A Terapia Assistida por Equinos (TAE) refere-se a uma metodologia terapêutica indicada para qualquer faixa etária que beneficia das características do cavalo e da equitação clássica para uma intervenção com orientação clinica ao nível psicomotor, cognitivo e psicossocial.
PRIMEIRA SESSÃO GRATUITA. AGENDE JÁ A SUA!
A quem se destina?
No Centro Hípico da Sobreda as sessões de Terapia Assistida por Equinos são lecionadas pela nossa psicomotricista Ariana Rodrigues, fisioterapeuta Sónia Sancho e Diretor Técnico e Monitor de Equitação David Tainha.
A TAE destina-se a todos os indivíduos com dificuldades ao nível motor, cognitivo, social, psicomotor ou da linguagem, como os que apresentam as seguintes perturbações:
Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais Perturbação do Espectro do Autismo Perturbação da Hiperatividade e Défice de Atenção Paralisia Cerebral Patologias Psiquiátricas Perturbações do Comportamento Entre outros
Benefícios da TAE
1. Melhoria da Destreza e Coordenação Motora
2. Aumento da capacidade de atenção e memória
3. Melhoria na Área da Comunicação
4. Melhoria da Noção Espacial e Temporal
5. Melhoria do Tónus, Postura e Equilíbrio
6. Melhoria do Controlo Emocional
7. Melhoria da Integração Social
8. Promoção de autoestima e autonomia
As Valências da TAE

Equitação Terapêutica
Os objetivos da ET são psicomotores e direcionam-se a necessidades educativas especiais, com recurso a atividades lúdicas com significado terapêutico a nível social, emocional e cognitivo.

Hipoterapia
Os objetivos da hipoterapia são neuromotores, destinado a indivíduos cujo controlo muscular e equilíbrio é reduzido, que podem beneficiar do movimento e fisionomia do cavalo para receber estímulos sensoriais e motores para o sistema nervoso central.

Equitação Adaptada
Os objetivos são desportivos no sentido de desenvolver competências equestres e melhorar a autoestima e forma física.

Atrelagem Adaptada
Com o recurso a um carro, a atrelagem adaptada é um método terapêutico alternativo que envolve o trabalho de competências sociais, sensoriais e cognitivas, tornando-se uma mais valia principalmente para os indivíduos com limitações físicas ou psicológicas que o impedem de montar.